IFMA 2018 Inscrições cursos

Você que busca por curso de qualidade e de graça no Maranhão deve saber que IFMA 2018 tem inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos das áreas da gestão, recursos naturais, tecnologia da informação, infraestrutura, ambiente, alimentos e mais, oferecidos nos campi de São Luis e de mais cidades. Para saber se você têm os requisitos para ser aluno do Instituto Federal MA, acesse mais informações do nosso site e confira as modalidades de ingresso.
Instituto Federal Maranhão


O Instituto Federal do Maranhão abriu cerca de 6.500 vagas gratuitas em 39 cursos técnicos nível médio, que serão disputadas pelos estudantes que vão ingressar no 1º ano do ensino médio junto com curso técnico no ano letivo 2018, e pelos estudantes que vão fazer o 2º ou 3º ano do ensino médio em 2018 e pelos concluintes do ensino médio que vão iniciar curso técnico primeiro e segundo semestre 2018.

Inscrição IFMA 2018

Foi aberta no site ifma.edu.br e pessoalmente nos campi Maracanã, Monte Castelo e Centro Histórico em São Luis, Campus Viana, Zé Doca, Mangabeira, Imperatriz, Caxias, Codó, Bacabal, Barreiras e em outros, para processo seletivo de candidatos interessados pelos cursos integrados, concomitantes e subsequentes 2018.

Divisão das vagas cursos técnicos IFMA

O IFMA oferece vagas pelo sistema de cotas e pela ampla concorrência. Vagas de cotas são separadas para deficientes e para egressos escola pública. Para as pessoas de escola pública as vagas são divididas assim : Egressos de escola pública com renda familiar igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio – Egressos de pública com renda familiar acima de 1 salário mínimo e meio.




O candidato ou seu responsável que escolher vaga da categoria egressos escola pública deve saber que tem que comprovar que sempre estudou em escola da rede pública e se escolher vaga da renda mínima terá que comprovar a renda que toda a família recebe no mês.

Para saber se sua família tem a renda mínima faça a soma de todos os valores que entram no mês (salário formal e informal, aposentadoria, pensão, valor recebido de casa alugada…) e depois divide por todos que moram na mesma casa, incluído pai, mãe, irmãos e quem mais tiver morando no mesmo lugar. Se o resultado for até 1,5 salário mínimo, está tudo certo, está apto para concorrer vaga dessa categoria, mas se o resultado for acima de 1,5 salário mínimo, não pode ser inscrever em vaga dessa categoria.

Importante saber que, há valores que a família recebe no mês que não entram no cálculo da renda mensal, como por exemplo, benefícios do governo, indenizações e auxilio transporte e alimentação. Esses não precisam ser informados.



  • Cursos Técnicos IFMA 2018 – modalidade integrada
    Eletromecânica, Meio ambiente, Alimentos, Metalurgia, Automação Industrial, Administração, Edificações, Química, Biocombustíveis, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária, Agenciamento de Viagem, Logística, Vestuário, Redes de Computadores, Geoprocessamento, Design de Móveis, Manutenção de Máquinas Industriais e mais, com início no primeiro semestre 2018.
  • Cursos Técnicos IFMA – modalidade subsequente
    Desenvolvimento de Sistemas, Eletrotécnica, Administração, Recursos Humanos, Comércio, Informática, Edificações, Segurança do Trabalho, Agroecologia, Eletromecânica, Processos Fotográficos, Mecânica e outros, com início no primeiro e segundo semestre 2018.

IFMA inscrições cursos 2018

Inscrições cursos técnicos Instituto Federal do Maranhão podem ser feitas aqui www2.ifma.edu.br/seletivo2018 ou direto no campus até 06 de outubro 2017, por meio do RG e CPF do próprio candidato. Taxa de inscrição de R$ 20,00 deve ser paga via boleto, impresso no ato da inscrição, até dia 09 do mesmo mês no Banco do Brasil.




Prazo para pedido da isenção da taxa já passou, quem se inscrever agora precisa pagar a taxa para ter a inscrição confirmada. Se o candidato se inscrever e não efetuar o pagamento terá a inscrição cancelada, por isso fique atento e pague a taxa dentro do prazo informado acima.

Prova IFMA 2018 está marcada para dia 03 de dezembro 2017 e resultado final pode ser conferido dia 09 de janeiro 2018. Matrículas 1ª chamada ocorrem de 11 a 23 de janeiro 2018 e se sobrarem vagas depois desse período, segunda chamada será feita dia 06 de fevereiro 2018.

Confira documentos para comprovação da renda familiar assim como demais documentos que devem ser entregues no dia da matrícula, no Edital IFMA 2018, onde estão também modelos de declaração e todas as informações sobre cursos e processo seletivo 2018, programa de prova, endereços dos campi e mais.

Edital e editais retificados, no site portal.ifma.edu.br/seletivo-unificado




Comente aqui!