Inscrições Encceja 2019

Você que precisa concluir o ensino médio ou fundamental pode fazer isso por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências – Encceja, INEP abre inscrições para exame gratuito Encceja 2019 do ensino fundamental ou médio, no qual podem participar jovens e adultos do Brasil e exterior com idade a partir de 15 anos que ainda não concluíram o ensino básico ou precisam pegar certificado de apenas uma disciplina.
Encceja 2017


Inscrições Encceja 2019

Devem ser abertas pelo site do Inep no primeiro semestre 2019, para a realização do exame nacional que avalia a competência, habilidade e saberes adquiridos nos processos escolares e nos processos formativos das pessoas que buscam a certificação do ensino fundamental ou ensino médio.

Sobre o Encceja

Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos – Encceja é uma modalidade educacional exclusiva para o povo do Brasil e para brasileiros que moram no exterior que ainda não possuem o ensino fundamental ou o ensino médio completo.

Pessoas que estudam por conta própria costumam fazer provas para certificado do ensino básico e muitas dessas faziam o Enem para isso. Essa opção de aproveitar o resultado do Enem para a certificação não é mais aceita pelo Mec, agora deve ser pelo Encceja. O Mec publicou a Portaria nº 468 de 3 de abril de 2017 em que diz que o Enem é para os estudantes que estão concluindo ou já finalizaram o ensino médio.




Jovens e adultos que desejam concluir os estudos por meio de prova devem fazer o Encceja. Para certificado ensino fundamental é preciso ter idade mínima de 15 anos e para o ensino médio ser maior de 18 nos, não pode ser feito pelos estudantes com idade escolar (idade certa para fazer o ensino do ano regular), mas sim pelas pessoas que não puderam estudar no tempo certo quando criança ou adolescente.

Pelo Encceja o estudante pode fazer prova de todas as éreas do conhecimento ou apenas em uma área. O certificado do ensino fundamental ou ensino médio ou a declaração de proficiência parcial que comprove a realização de uma ou mais disciplinas é emitida pela Secretaria da Educação. Os documentos só são emitidos para os estudantes que passam no exame e quem faz provas separadas (uma disciplina ou mais) só pega certificado de conclusão quando passa em todas as provas.

Como estudar para o Encceja

Entes de fazer o exame a pessoa deve estudar através dos materiais de estudo disponíveis para download no site do INEP/página do Encceja, que são livro introdutório, livro do professor e livro do aluno para cada área do conhecimento. Baixe todos os cadernos e vai estudando e se preparando para a prova.



Encceja 2019 inscrição

Inscrições Encceja são feitas no site portal.inep.gov.br/encceja deve ser realizada em diferentes datas com o CPF e RG.

Planejamento inscrição e prova Encceja 2019
Encceja Nacional para o povo do Brasil – Inscrições de 20 a 31/05/2019. Prova dia 25/08.

Encceja Exterior que é para quem reside nos Estados Unidos, Bélgica, Portugal, França, Resino Unido, Espanha, Japão Suíça, Holanda e Guiana Francesa – ainda não tem data.

Resultados do Encceja pode ser conferido no portal.inep.gov.br/encceja. Escolha o link que corresponde o tipo de exame que fez e informe CPF e senha. Os links para acesso ao resultado estão assim : Resultado do Encceja PPL – Resultado do Encceja Exterior – resultado do Encceja Nacional.

Informações completas sobre o Encceja Nacional, no Edital Encceja Inep 2019



2 Comments

Comente aqui!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.